Precisamos falar de Nneka Egbuna!

Descobrir Nneka Egbuna foi maravilhoso, sem dúvida alguma. Sabe aquela sensação de “Porque eu não descobri essa mulher antes?” pois é, e que mulher, mas não deixou de ser uma descoberta gostosa. Estou me deliciando até agora escutando Kangpe.

Chamada de “a nova Lauryn Hill” pelo “La Marseillaise”. A cantora é formada em antropologia, sua carreira musical surgiu só depois.Filha de pai nigeriano e mãe alemã, seu cabelo black power frisa sua cultura africana, na qual ela faz questão de se afirmar “mais africana que européia” e transporta isso muito bem pra sua música.

Suas músicas não são apenas sobre questões pessoais, engajada em falar sobre problemas sociais e políticos da África, principalmente sobre sua terra natal que é a Nigéria, uma das causas que Nneka mais discute em sua música é o conflito na região do Delta do Níger (local que sofre exploração abusiva de petróleo) – território que grupos guerrilheiros reivindicam a separação do resto do país, e diz: “O que acontece ao meu redor e as pessoas com as quais convivo são minha grande inspiração”

Seu som é uma mescla de Reggae, rap, jazz, funk, trip hop, soul e afrobeat que é um ritmo tipico da Nigéria, criado por Fela Kuti, uma de suas maiores influências, assim como Bob Marley, Erykah Badu e rappers como Mos Def, Lauryn hill e Talib Kweli.

“Fela Kuti é uma grande inspiração para todos os nigerianos. Ele e sua luta pela democracia e pela liberdade artística”, diz. “Fela é o rei do afrobeat; um dos pais da música africana. Ele era capaz de exprimir as vontades do povo.”

O disco “Victim of Truth”  é maravilhoso, e o álbum “No Longer at Ease”eu realmente fiquei encantada com a faixa “Come with me” e a ” My love, my love”sua voz é ótima e com muita personalidade, você vê até uma maturidade maior da cantora nesse segundo álbum e sem falar que o produtor da obra foi o francês Jean Lamoot.

Enfim, Nneka é uma sobreposição de coisas que à tornam tão especial, única e singular.

Fiquem com seu som:

 

Deixe um comentário

